Colocar piercing na língua: descubra os cuidados que você precisa ter

Modificar o corpo sempre foi uma atitude comum. Entre as mais diversas formas de modificar a aparência sempre estiveram pintar e cortar o cabelo, fazer tatuagem, e também colocar piercing na língua, assim como em outras partes do corpo. Mas é claro, para todas as coisas que formos modificar, principalmente para aquelas mais invasivas, é preciso muito cuidado com diversos aspectos.

Vale lembrar que esse não é um procedimento recomendado por dentistas, porém, se você decidir colocá-lo é preciso ter muito cuidado com a saúde bucal.

Separamos algumas informações para você entender, veja só:

Na hora de colocar o piercing, muito cuidado

Algumas pessoas tendem a ser bem impulsivas. Quer dizer, decidem fazer o piercing de uma hora para a outra e acabam aceitando a perfuração em qualquer estúdio ou lugar que diz fazer. Mas se você está cogitando colocar piercing na língua, preste bastante atenção quando for furar.

Isso porque a perfuração deve ser feita com materiais esterilizados e manuseados por um profissional que já tenha experiência e garantia de conhecimento. Caso contrário, o local pode inflamar e causar um problema bem maior do que a sua vontade de furar a língua.  

Tirar todos os dias para higienização

Se você achava que colocou uma vez e nunca mais vai precisar tirar, não te orientaram corretamente, viu? Isso porque quando você colocar piercing na língua precisará obedecer ao hábito de escovar os dentes regularmente e retirar o piercing todos os dias para higienizá-lo. Isso porque a mesma camada de placa bacteriana que vai se formando nos nossos dentes, também é formada na estrutura do piercing.



Sendo assim, se você não fizer a higienização corretamente poderá causar um mau hálito desnecessário na sua boca. Por isso, tire o piercing com muito cuidado. E, claro, lembre-se de não apoiá-lo em qualquer superfície. Faça a higienização do item e coloque de volta na língua com muito cuidado.

Lembre-se que se trata, afinal de contas, de como você cuida de si. 

Leia também: Mau hálito – Qual a origem, prevenção e tratamento

Evite consumo de cigarro e álcool

Principalmente durante o processo de cicatrização é muito importante que você evite o consumo de cigarro e álcool. Isso porque colocar piercing na língua e fazer consumo desses dois pode impulsionar uma reação negativa. Apesar de não ser generalizado, esse consumo pode causar traumatismo crônico na boca e, se agravado, formar tumores.

Se você não estiver disposto a abrir mão do consumo por causa do piercing na língua, atente-se ainda mais para a higienização e para o cuidado com a escolha do profissional que fará a sua perfuração.

Atente-se à possíveis reações

Pode ser que o seu corpo reaja. Mesmo que você faça a perfuração com um profissional adequado, tenha cuidado com a higienização correta, como mencionamos, pode ser que ainda assim surjam alguns problemas pontuais. Mas, é claro, a probabilidade disso acontecer é reduzida se você tomar os cuidados necessários.

  • Pode sangrar? – Pode sim. Caso um vaso sanguíneo seja perfurado durante a perfuração, é bem provável que vai sangrar bastante e não será muito fácil de controlar;
  • Vai doer? – Sim. Sentir dor e o perceber inchaço são os dois sintomas mais comuns em quem vai colocar piercing na língua. 
  • Pode infeccionar? – Sim. A nossa boca já contém muitas bactérias que podem causar infecções. Isso pode se agravar ainda mais quando você considerar beijos, roer unhas ou tocar o piercing.

Não pense que é para sempre

Você pode colocar piercing na língua e não ter nenhum problema de reação. Dessa forma, o piercing acaba durando o tempo que você julgar necessário. Mas a verdade é que independente da situação – inflamando ou não – você precisa procurar um dentista para avaliar as consequências de colocar piercing na língua. Quer dizer, com a avaliação do dentista você conseguirá obter instruções de cuidados e ter a garantia de que a sua saúde bucal estará sendo preservada.

Compartilhar

OdontoCompany Indaiatuba



Registro da clínica: CRO/SP 16.280
Responsável técnico: Dra. Alana da Silva Marchini
Responsável técnico: CRO/SP 126.370
indaiatuba@odontocompany.com
Telefones: (19) 3329-1602 | (19) 3329-1624
Rua Vinte e Quatro de Maio, 1365 - Centro
Indaiatuba/SP
CEP 13330-060

OdontoCompany Itu



Registro da clínica: CRO/SP 13.697
Responsável técnico: Dra. Flávia Nunes Oliveira
Responsável técnico: CRO/SP 104.920
itu@odontocompany.com
Telefones: (11) 2429-1236 | (11) 2429-1237
Rua Marechal Deodoro, 538 - Centro
Itu/SP
CEP 13300-100

OdontoCompany Salto



Registro da clínica: CRO/SP 18.203
Responsável técnico: Dra. Paula Fernanda Esteves Ferreira
Responsável técnico: CRO/SP 110.085
salto@odontocompany.com
Telefones: (11) 2840-3565 | (11) 95216-3869
Rua Doutor Barros Junior, 748 - Centro
Salto/SP
CEP 13320-220

Compartilhe esta página

Share Button