cuidados com dente de leite mole

Cuidados com dente de leite mole e outros esclarecimentos sobre o assunto

Quando o primeiro dente começa a nascer toda a família parece ficar ainda mais “boba” com a presença da criança. Afinal de contas é muito bonitinho vê-los crescendo e depois presenciar o dente de leite mole. Mas para mantê-los saudáveis é muito importante que os responsáveis cuidem da saúde bucal dos bebês. Isso porque mesmo que eles caiam, é preciso garantir que a saúde da criança estará preservada.

Quando eles começam a surgir?

dente de leite moleA partir dos seis meses a criança já deve estar com uma pontinha do dente aparecendo. Geralmente, os dentes da frente, como mostra na foto. Depois desses, os vizinhos começam a surgir também até chegar nos últimos, aqueles lá do fundo da boca.

Nessa fase, em alguns casos, o dente vai machucar e o bebê vai se incomodar bastante. Por isso eles choram, coçam, e também é um dos fatos pelos quais pegam várias coisas e logo levam para a boca.

É bastante incômodo também para os responsáveis que ficam preocupados com a criança por causa de febre, diarreia e inflamações que podem surgir.

Mas é verdade afirmar que o primeiro dente de leite, apesar de ter previsão para surgir a partir dos seis meses, não aparece obrigatoriamente na mesma época para algumas crianças. Por isso é importante que os responsáveis estejam sempre atentos a essas evoluções na boca da criança.

Depois de presentes na boca, são eles quem definem a saúde da mastigação e alimentação. Por isso é necessário que haja muito cuidado. Sendo assim, o ideal é que os responsáveis tenham uma rotina de higienização acompanhada por um profissional qualificado. Isto é, um odontopediatra que indique as melhores rotinas de limpeza para a criança.

Quando eles começam a cair?

Na mesma ordem que eles começaram a nascer, começam a cair. Por volta dos seis anos é comum começarem a ficar moles e as janelinhas começam a se abrir.

Nessa fase algumas crianças tendem a ficar com medo do dentinho mole, mas não tem motivos para isso. Vale encontrar diversas alternativas para conversar com os filhos sobre a queda dos dentes. Inclusive estimular a criatividade conversando sobre a Fada do Dente, por exemplo. O importante mesmo é não deixar a criança puxar o dente de qualquer jeito, nem ficar fazendo aqueles desafios de amarrar uma linha no dente e puxar.



Isso porque o dente de leite mole se dá por conta de um dente permanente que está pedindo para nascer. Assim, é importante deixar o dente cair sozinho e seu ciclo natural se concluir.

O que fazer com o dente de leite mole?

Como dito anteriormente, os dentinhos começam a cair por volta dos seis anos. Nesse momento, a criança já deve estar com 20 dentes na boca. É nesse momento que a raiz do dente começa a enfraquecer e acontece a troca. Ou seja, o dente de leite mole cai e dá lugar para um permanente.

Acontece que nem todas as crianças passam pelo processo natural dessa forma. Inclusive, é bem comum que aconteça do dente de leite não cair, ou de não ter espaço suficiente para o nascimento de um outro dente permanente.

Por isso, é muito importante que o responsável pela criança faça um acompanhamento frequente com um dentista qualificado. Isso não apenas quando estiver com dente mole. Mas também em situações cotidianas para avaliar a qualidade da saúde bucal e poder ajudar em possíveis quadros de dificuldade para o nascimento antes mesmo do dentinho começar a amolecer.

Compartilhar

OdontoCompany Indaiatuba Centro



Registro da clínica: CRO/SP 16.280
Responsável técnico: Dra. Alana da Silva Marchini
Responsável técnico: CRO/SP 126.370
indaiatuba@odontocompany.com
Telefones: (19) 3329-1602 | (19) 3329-1624
Rua Vinte e Quatro de Maio, 1365 - Centro
Indaiatuba/SP
CEP 13330-060


OdontoCompany Indaiatuba CECAP

Registro da clínica: CRO/SP 30.412
Responsável técnico: Dra. Lisandra de Almeida Giannotti
Responsável técnico: CRO/SP 69.893
indaiatuba-novaindaia@odontocompany.com
Telefones: (19) 3392-6500 | (19) 99135-0452
Av. Francisco de Paula Leite, 1847 - Jd. Nova Indaiá
Indaiatuba/SP
CEP 13344-425

OdontoCompany Itu



Registro da clínica: CRO/SP 13.697
Responsável técnico: Dra. Flávia Nunes Oliveira
Responsável técnico: CRO/SP 104.920
itu@odontocompany.com
Telefones: (11) 2429-1236 | (11) 2429-1237
Rua Marechal Deodoro, 538 - Centro
Itu/SP
CEP 13300-100

OdontoCompany Salto



Registro da clínica: CRO/SP 18.203
Responsável técnico: Dra. Paula Fernanda Esteves Ferreira
Responsável técnico: CRO/SP 110.085
salto@odontocompany.com
Telefones: (11) 2840-3565 | (11) 95216-3869
Rua Doutor Barros Junior, 748 - Centro
Salto/SP
CEP 13320-220

Compartilhe esta página

Share Button