Dor na mandíbula

Dor na mandíbula: o que pode estar causando e como tratar?

Sentir dor na mandíbula pode ser sinal de algum outro problema ou doença que tem como consequência a dor na região. Ou ainda algum transtorno específico, como a DTM. Independente do tipo de dor sentida, é sempre necessário procurar um dentista. Dessa forma pode ser feito o diagnóstico com encaminhamento para outro especialista, quando o problema não está localizado na boca, para que o tratamento adequado seja feito.  

Veja agora quais são as principais causas de dor na mandíbula e as formas de tratamento

DTM

A Disfunção Temporomandibular é um conjunto de sintomas relacionados ao desconforto, mobilidade comprometida e dor na articulação da mandíbula e músculos ao redor. A DTM pode surgir de três formas diferentes:

  • Muscular: relacionada com o excesso de tensão no sistema mastigatório.
  • Articular: pode aparecer quando acontecem traumas que afetam a articulação da região. Ou, através de doenças degenerativas, como osteoartrose e artrite reumatoide.
  • Mista: proveniente de problemas tanto articulares, quanto musculares.

Os principais sintomas da DTM são dor de cabeça e cefaleias, dores na região do pescoço, ouvido e face, dificuldade para fazer o movimento de abrir e fechar a boca e barulhos ao fazer o movimento. Os tratamentos mais recomendados para amenizar as dores e sintomas da DTM são a placa de mordida (iguais às usadas em tratamento de bruxismo), fisioterapia e fonoaudiologia e medicamentos, quando necessário, como analgésicos e relaxantes musculares. Vale lembrar que todos os tratamentos devem ser prescritos pelo dentista, inclusive o uso de medicação para aliviar a dor.

Cefaleia em salvas

É uma doença muita rara que consiste em dores de cabeça muito fortes acompanhadas de vermelhidão e lacrimejar dos olhos, concentrados em apenas um lado do rosto. A dor pode irradiar e afetar também o ouvido e o maxilar. O tratamento é feito com medicação e com a redução do consumo de comidas ricas em nitrato. Já que a substância é um agravante para a doença.

Sinusite

A sinusite é a inflamação dos seios nasais. O transtorno pode provocar dor na mandíbula, bem como dor de cabeça, corrimento nasal e dor de cabeça. O tratamento para a sinusite normalmente é feito a partir de medicação analgésica e antibióticos.



Problemas dentários

Os problemas dentários não tratados como cáries, abcessos e doenças na gengiva podem provocar dores intensas que irradiam para o maxilar. Dependendo do problema e do grau de complexidade o tratamento pode ser feito a partir de medicamentos como antibióticos e antiinflamatórios. Ou, até mesmo ser necessário fazer alguma intervenção por parte do dentista.

Bruxismo

O ato de apertar ou ranger os dentes, principalmente durante a noite de sono, caracteriza o bruxismo. A força usada involuntariamente pode afetar outras estruturas da boca. Com isso, sente-se dor no maxilar, provoca o desgaste dos dentes e dores de cabeça. O tratamento é feito principalmente com a placa de proteção dentária que deve ser usada a noite.

Você também pode querer ler: Dor de dente: saiba o que pode estar causando a sua.

Osteomielite

A Osteomielite é uma infecção na estrutura óssea que pode ser causada por fungos, vírus ou bactérias. Pode atingir as pessoas a partir de cortes profundos, fraturas ou implante de próteses. Ou ainda a partir da circulação sanguínea devido à alguma doença infecciosa, como abcessos, endocarite ou tuberculose.

Quando a doença atinge a região da boca pode causar dor na mandíbula. Além disso, os outros sintomas são dor óssea, inchaço e vermelhidão, febre, calafrios e dificuldade para movimentar o lugar afetado. Os principais tratamentos são feito a partir de antibiótico e, em casos mais graves, cirurgia para retirada de tecidos mortos.

Em todas as situações em que se sente dor na mandíbula é preciso consultar primeiramente um dentista. É o profissional que irá identificar os problemas que podem estar associados ao desconforto. Se tem algum dos sintomas apresentados nos tópicos anteriores pode entrar em contato com a nossa dentista para esclarecer suas dúvidas e procurar possíveis tratamentos.

OdontoCompany Indaiatuba Centro



Registro da clínica: CRO/SP 16.280
Responsável técnico: Dra. Alana da Silva Marchini
Responsável técnico: CRO/SP 126.370
indaiatuba@odontocompany.com
Telefones: (19) 3329-1602 | (19) 3329-1624
Rua Vinte e Quatro de Maio, 1365 - Centro
Indaiatuba/SP
CEP 13330-060


OdontoCompany Indaiatuba CECAP

Registro da clínica: CRO/SP 30.412
Responsável técnico: Dra. Lisandra de Almeida Giannotti
Responsável técnico: CRO/SP 69.893
indaiatuba-novaindaia@odontocompany.com
Telefones: (19) 3392-6500 | (19) 99135-0452
Av. Francisco de Paula Leite, 1847 - Jd. Nova Indaiá
Indaiatuba/SP
CEP 13344-425

OdontoCompany Itu



Registro da clínica: CRO/SP 13.697
Responsável técnico: Dra. Flávia Nunes Oliveira
Responsável técnico: CRO/SP 104.920
itu@odontocompany.com
Telefones: (11) 2429-1236 | (11) 2429-1237
Rua Marechal Deodoro, 538 - Centro
Itu/SP
CEP 13300-100

OdontoCompany Salto



Registro da clínica: CRO/SP 18.203
Responsável técnico: Dra. Paula Fernanda Esteves Ferreira
Responsável técnico: CRO/SP 110.085
salto@odontocompany.com
Telefones: (11) 2840-3565 | (11) 95216-3869
Rua Doutor Barros Junior, 748 - Centro
Salto/SP
CEP 13320-220

Compartilhe esta página

Share Button