tratamento de canal

Tratamento de Canal: veja curiosidades respondidas por dentistas

Um dos procedimentos odontológicos mais conhecidos é o tratamento de canal. Ele é necessário em algumas situações detectadas por dentistas, mas nem todo mundo sabe porquê ele é necessário e quais são os cuidados para evitá-lo. Por isso, conversamos com a dentista da OdontoCompany, Drª Flávia, que esclareceu alguns questionamentos pertinentes sobre o assunto. Veja a seguir:

Drª Flávia responde:

1. Quais situações exigem intervenção através de um Tratamento de Canal?

Segundo a dentista, o Tratamento de Canal é indicado sempre que for identificada uma agressão ao nervo do dente. Isto é, à polpa – parte mais interna do dente. Esse nível do dente é cheio de pequenos vasos e terminações nervosas, o que acaba sendo muito afetado caso haja alguma brecha para penetração de micróbios. Sabendo disso, os casos mais comuns que necessitam de tratamento de canal são:

  • Cárie muito profunda – nessas situações podem alcançar a polpa dentária e necessitar de um tratamento de canal;
  • Trauma – situações de impacto no dente que causam rompimento dos vasos dentro da polpa do dente e iniciam um processo inflamatório;
  • Ranger ou apertar de dentes – o desgaste e o trauma, como citado acima, podem levar ao processo inflamatório da polpa;
  • Fraturas do dente – pode ser que a quebra atinja o nível da polpa e a exponha ao nível externo.

2. Quando um dente pode ser considerado “morto”?

Para um dente ser considerado “morto”, segundo a Drª Flávia, é necessário que seja detectada a necrose da polpa. Ou seja, que o organismo não conseguiu reverter a situação do processo inflamatório. Para que isso seja tido como conclusão, é preciso que um dentista qualificado seja consultado.

3. Bati o dente, eu preciso fazer canal?

Não é porque houve um trauma que a conclusão imediata é a necessidade de canal. Segundo a dentista consultada, nesse caso o canal só é necessário se houver rompimento da vascularização. Para ter um diagnóstico preciso é fundamental que haja uma avaliação clínica e radiográfica com um dentista de confiança.

4. Estou com cárie, preciso fazer Canal?

O primeiro tratamento para cárie não é o canal. Se percebida em casos “simples”, o dentista faz a remoção da parte sobre os dentes cariados. Depois do processo de retirada é usada uma resina para preencher o local e reformar o dente (veja mais clicando aqui). Mas se a cárie for profunda e atingir a polpa dentária, de acordo com a Drª Flávia, o tratamento de canal será necessários, sim.

Como é feito um tratamento de Canal

A saúde do dente que necessita de tratamento de canal será restaurada a partir da abertura do dente e da limpeza interna. Ou seja, ao abrir o dente o profissional extrai a polpa comprometida e aplica um “remédio” para matar as bactérias presentes. Esse tratamento é feito em duas ou mais sessões, número definido pelo dentista a partir da avaliação da situação da sua saúde bucal.

Depois disso, o profissional preenche o local aberto com um material de obturação. Dessa forma, ele reconstrói a estrutura da carapaça do dente. Em casos de danos maiores nos quais a estrutura é muito danificada é necessário recorrer a uma coroa dentária.

Prevenindo o Tratamento de Canal

Para evitar a necessidade de um tratamento de canal, é ideal que você mantenha o costume de higienização em casa. Ou seja, sempre escove os dentes e passe fio dental após as refeições. Além disso, é fundamental o costume de ir ao dentista frequentemente para avaliar a sua saúde bucal.

Leia também: Tártaro no dente e placa bacteriana: Entenda o que é e previna

Dores nos dentes nunca são um bom sinal. Por isso, antes de atingir a situação de ter a polpa comprometida você pode recorrer a um profissional qualificado para te ajudar a se recuperar sem que danifique a sua raiz dentária e haja necessidade de tratamento de canal.

agendar avaliação com dentista

Compartilhar

OdontoCompany Indaiatuba Centro



Registro da clínica: CRO/SP 16.280
Responsável técnico: Dra. Alana da Silva Marchini
Responsável técnico: CRO/SP 126.370
indaiatuba@odontocompany.com
Telefones: (19) 3329-1602 | (19) 3329-1624
Rua Vinte e Quatro de Maio, 1365 - Centro
Indaiatuba/SP
CEP 13330-060


OdontoCompany Indaiatuba CECAP

Registro da clínica: CRO/SP 30.412
Responsável técnico: Dra. Lisandra de Almeida Giannotti
Responsável técnico: CRO/SP 69.893
indaiatuba-novaindaia@odontocompany.com
Telefones: (19) 3392-6500 | (19) 99135-0452
Av. Francisco de Paula Leite, 1847 - Jd. Nova Indaiá
Indaiatuba/SP
CEP 13344-425

OdontoCompany Itu



Registro da clínica: CRO/SP 13.697
Responsável técnico: Dra. Flávia Nunes Oliveira
Responsável técnico: CRO/SP 104.920
itu@odontocompany.com
Telefones: (11) 2429-1236 | (11) 2429-1237
Rua Marechal Deodoro, 538 - Centro
Itu/SP
CEP 13300-100

OdontoCompany Salto



Registro da clínica: CRO/SP 18.203
Responsável técnico: Dra. Paula Fernanda Esteves Ferreira
Responsável técnico: CRO/SP 110.085
salto@odontocompany.com
Telefones: (11) 2840-3565 | (11) 95216-3869
Rua Doutor Barros Junior, 748 - Centro
Salto/SP
CEP 13320-220

Compartilhe esta página

Share Button