Por que os dentes escurecem?

Por que os dentes escurecem? Saiba e evite que ocorra

Você sabe por que os dentes escurecem? Um conjunto de fatores pode influenciar na coloração dos seus dentes, inclusive a genética. Mas também são diversas as formas de prevenção e tratamentos para deixá-los brancos. Confira no nosso artigo!

Principais fatores 

Por que os dentes escurecem? Dois principais fatores estão associados. São eles: a ingestão em excesso de alimentos com muita pigmentação e o envelhecimento dentário.

Todos os alimentos ricos em corantes, sejam eles artificiais ou naturais, contribuem para o processo de escurecimento. Café, chocolate, beterraba, refrigerante, suco de uva, são alguns dos inimigos dos dentes brancos

Já o envelhecimento do dente, é um processo natural para todos, que se agrava com os traumas que a estrutura passa ao longo dos anos. O dente é composto pela dentina (mais amarelada e interna) e o esmalte (parte mais externa e translúcido). Ao longo dos anos, o organismo deposita mais dentina que esmalte na estrutura, o que naturalmente torna os dentes mais escuros.  

Tratamentos 

Para fazer o tratamento e deixar o sorriso branquinho, podem ser aplicados alguns métodos. Quando as manchinhas são pequenas e novas, é possível fazer o clareamento apenas com uma boa higiene bucal. Em casos mais complexos, podem ser empregados os tratamentos de clareamento: a laser, feito no consultório ou o caseiro, com o produto correto recomendado pelo dentista, na placa dentária durante a noite. 

Atualmente, também existem tratamentos de resultado imediato. É o caso das facetas de porcelana, que funcionam como uma lente de contato para os dentes. Deixam o sorriso não só mais brancos, mas ainda simétrico e harmônico. 

Prevenção 

Outra dúvida comum além de “por que os dentes escurecem?” é “como prevenir o escurecimento?”. A melhor forma de prevenir o escurecimento dos dentes, ou qualquer outra doença bucal é tendo bons hábitos. Com a higienização correta e periódica, visitas ao dentista e com uma alimentação balanceada é possível manter os dentes brancos e, sobretudo, saudáveis. 

Para retardar o processo de envelhecimento dos dentes, alguns hábitos precisam ser reduzidos ou extintos. Alguns exemplos são: troca brusca de temperatura na cavidade bucal, tabagismo, morder objetos, roer unhas, mastigar gelo etc. 

Além desses, como já citado anteriormente, uma alimentação rica em corantes ajuda no processo de escurecimento dos dentes. Por isso, é indicado que não sejam consumidos em excesso. 

3 dicas para prevenir o escurecimento dos dentes: 

Boa higiene bucal: o ideal é que se escove o dente ao menos 3 vezes por dia (na hora em que se acorda, depois do almoço e antes de dormir). No procedimento é importante usar bons produtos para a higiene bucal (que podem ser recomendados pelo dentista), bem como uma escova de dentes apropriada. 

Veja como escolher a pasta de dente ideal no nosso artigo “Qual a melhor pasta de dente?”.

Não fume: além de causar muitas doenças na boca e em todo o organismo, o hábito tabágico causa mau hálito, perda de paladar e escurecimento dos dentes. O que confere um tom acinzentado ou amarelado ao sorriso.

Depois do corante, escovação: para ter dentes brancos não é preciso parar de consumir os alimentos ricos em corante. Até mesmo as frutas cítricas podem comprometer a coloração dos dentes, mas são parte de uma dieta equilibrada. Por isso, a dica é escovar os dentes meia hora depois da ingestão do alimento. O tempo de espera é importante para permitir que o organismo regule o pH da boca e não ocorra o desgaste da estrutura pela escovação com os ácidos ainda em ação. 

Ainda com dúvidas sobre por que os dentes escurecem?

Agora que você já viu porque os dentes escurecem, as dicas de prevenção e os possíveis tratamentos, vamos fazer a consulta de rotina com o dentista? Com um especialista você pode tirar todas as dúvidas restantes. Só clicar no banner abaixo para marcar uma avaliação com os nossos profissionais da OdontoCompany. 

Por que os dentes escurecem? Banner para marcar sua avaliação

OdontoCompany Indaiatuba Centro



Registro da clínica: CRO/SP 16.280
Responsável técnico: Dra. Alana da Silva Marchini
Responsável técnico: CRO/SP 126.370
indaiatuba@odontocompany.com
Telefones: (19) 3329-1602 | (19) 3329-1624
Rua Vinte e Quatro de Maio, 1365 - Centro
Indaiatuba/SP
CEP 13330-060


OdontoCompany Indaiatuba CECAP

Registro da clínica: CRO/SP 30.412
Responsável técnico: Dra. Lisandra de Almeida Giannotti
Responsável técnico: CRO/SP 69.893
indaiatuba-novaindaia@odontocompany.com
Telefones: (19) 3392-6500 | (19) 99135-0452
Av. Francisco de Paula Leite, 1847 - Jd. Nova Indaiá
Indaiatuba/SP
CEP 13344-425

OdontoCompany Itu



Registro da clínica: CRO/SP 13.697
Responsável técnico: Dra. Flávia Nunes Oliveira
Responsável técnico: CRO/SP 104.920
itu@odontocompany.com
Telefones: (11) 2429-1236 | (11) 2429-1237
Rua Marechal Deodoro, 538 - Centro
Itu/SP
CEP 13300-100

OdontoCompany Salto



Registro da clínica: CRO/SP 18.203
Responsável técnico: Dra. Paula Fernanda Esteves Ferreira
Responsável técnico: CRO/SP 110.085
salto@odontocompany.com
Telefones: (11) 2840-3565 | (11) 95216-3869
Rua Doutor Barros Junior, 748 - Centro
Salto/SP
CEP 13320-220

Compartilhe esta página

Share Button