Infecção Dentária

Infecção dentária: entenda esse perigo e como prevenir

A infecção dentária é um perigo, muitas vezes negligenciado pelos pacientes. Sua principal causa é a má higienização da boca. Isso porque o acúmulo de restos de alimentos pode levar a formação de placa bacteriana que, se não tratada previamente, pode evoluir para a formação de um cálculo oral. Este, por sua vez, produz um ácido corrosivo para os dentes, causando uma cavidade na estrutura com posterior infecção. Entenda agora como prevenir, as formas de tratamento e os perigos associados à infecção dentária



 

Outras causas de infecção dentária

Além da má higienização, outra possível causa de infecção dentária é a dos traumas na estrutura dentária. As fissuras podem ser locais estratégicos para acúmulo de bactérias e restos de alimentos que têm como consequência a infecção. Ainda são causas da doença o tratamento de canal que deve ser feito e é negligenciado pelo paciente, gengiva inflamada, problema periodontal não tratado e quaisquer outros tipos de problema que deixem a estrutura da boca exposta à bactérias e suscetível ao acúmulo de restos de comida

 

Sintomas

E como saber se estou com infecção dentária? Se essa é a sua dúvida, se atente a esses sintomas. Se a sua higienização bucal não vem sendo bem feita, já é motivo para fazer uma visita ao dentista. Ver como está a boca e, claro, redobrar os cuidados na hora da escovação. Um outro sintoma bem comum da infecção dentária é o aparecimento de manchas brancas nos dentes.  Este é um indicativo de desmineralização dos dentes, uma consequência da doença. Por isso, ao ter esse sintoma, é importante procurar o profissional da área para que o tratamento seja feito ainda em estágio inicial, sem maiores complicações. 

 

Perigo 

Além de dor e desconforto, a infecção pode evoluir para o estágio de abscesso se não for tratada. Este consiste no acúmulo de pus na região afetada, que pode gerar até mesmo a necrose dos tecidos do entorno. Além disso, o quadro pode evoluir para a infestação de bactérias, vírus e germes e outros microorganismo na região e que podem cair na corrente sanguínea e afetar outras partes do corpo, como os seios da face e até mesmo o coração, com a endocardite bacteriana. 

 

Você também pode querer ler: Saúde bucal e doenças cardíacas: como elas se relacionam?

 

Tratamentos 

Tendo ideia da proporção que o agravamento da doença pode chegar, é importante esclarecer as forma de tratamento. Dependendo do estágio da doença, o tratamento pode ser preventivo ou corretivo. O preventivo consiste na visita ao dentista para fazer uma limpeza nos dentes. Além disso, é com o profissional que se pode esclarecer possíveis dúvidas sobre a correta higienização da boca. 

Já o tratamento corretivo pode ser feito de diferentes formas e com intensidade variada. O mesmo depende do nível de comprometimento dos tecidos e estruturas. Nos quadros mais simples a  restauração do dente pode ser o suficiente para revitalizar a boca e tê-la saudável novamente. Mas, quando a doença está mais avançada, pode ser preciso fazer um tratamento de canal, cirurgia plástica periodontal ou, até chegar no nível extremo de fazer a extração do dente. Por isso, o mais importante é fazer a prevenção. Para que, dessa forma, se evite que a infecção dentária ocorra, já que as consequências podem ser severas. Por isso, se desconfia que está com a infecção dentária, entre em contato com um cirurgião-dentista. Se deseja marcar uma avaliação com um de nossos profissionais pode entrar em contato por meio do banner abaixo. 

Compartilhar

OdontoCompany Indaiatuba Centro



Registro da clínica: CRO/SP 16.280
Responsável técnico: Dra. Alana da Silva Marchini
Responsável técnico: CRO/SP 126.370
indaiatuba@odontocompany.com
Telefones: (19) 3329-1602 | (19) 3329-1624
Rua Vinte e Quatro de Maio, 1365 - Centro
Indaiatuba/SP
CEP 13330-060


OdontoCompany Indaiatuba CECAP

Registro da clínica: CRO/SP 30.412
Responsável técnico: Dra. Lisandra de Almeida Giannotti
Responsável técnico: CRO/SP 69.893
indaiatuba-novaindaia@odontocompany.com
Telefones: (19) 3392-6500 | (19) 99135-0452
Av. Francisco de Paula Leite, 1847 - Jd. Nova Indaiá
Indaiatuba/SP
CEP 13344-425

OdontoCompany Itu



Registro da clínica: CRO/SP 13.697
Responsável técnico: Dra. Flávia Nunes Oliveira
Responsável técnico: CRO/SP 104.920
itu@odontocompany.com
Telefones: (11) 2429-1236 | (11) 2429-1237
Rua Marechal Deodoro, 538 - Centro
Itu/SP
CEP 13300-100

OdontoCompany Salto



Registro da clínica: CRO/SP 18.203
Responsável técnico: Dra. Paula Fernanda Esteves Ferreira
Responsável técnico: CRO/SP 110.085
salto@odontocompany.com
Telefones: (11) 2840-3565 | (11) 95216-3869
Rua Doutor Barros Junior, 748 - Centro
Salto/SP
CEP 13320-220

Compartilhe esta página

Share Button