Como saber se preciso usar aparelho? 7 sinais para ficar atento

O uso de aparelho ortodôntico é indicado não apenas para correções estéticas, mas, sobretudo, para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e evitar problemas de saúde futuros. Isso porque as correções colaboram com a fala, mastigação e respiração. Os tratamentos podem ser feito com aparelhos fixos ou removíveis, dependendo de cada problema a ser corrigido. Veja como saber se preciso usar aparelho. 

1- Dentes tortos

Um dos sinais mais nítido de que é preciso fazer o tratamento ortodôntico são os dentes tortos. A correção estética para tornar o sorriso harmônico contribui com a autoestima do paciente. Mas, além disso, os dentes tortos e encavalados (quando um dente se sobrepõe ao outro) tornam o processo de higiene bucal mais difícil. Dessa forma, podem ser acumulados resto de comidas e microorganismos que podem contribuir para o aparecimento de cárie, tártaro, entre outros problemas bucais. Por isso é tão importante fazer a correção do sorriso. 

2- Problemas na mordida 

O mau encaixe da arcada inferior e superior é sinal de que é preciso colocar um aparelho ortodôntico. Isso porque, caso o tratamento adequado não seja feito, podem surgir fraturas dentárias, desgaste dos dentes e recessões gengivais. 

São casos comuns do problema

  • Mordida cruzada: proporciona um sorriso desencontrado entre a parte inferior e superior.
  • Mordida profunda: os dentes superiores cobrem, quase que completamente, os inferiores.
  • Mordida para frente: dentes superiores ou inferiores estão projetados mais para frente que o correto. 

3- Dor na mandíbula e desgastes irregulares nos dentes

Sentir dor na mandíbula é sinal de que algo não vai bem com a saúde da boca. O problema pode estar relacionado com o posicionamento errado dos dentes ou até mesmo com problemas nas articulações. Em todo caso, é preciso investir em tratamento ortodôntico para fazer a correção. As dores na mandíbula podem ser sinônimo de bruxismo ou DTM (disfunção da articulação temporo mandibular). 

4- Dentes abertos 

Os “dentes abertos” merecem tanta atenção quanto os encavalados. Isso porque o problema pode ser causado pela genética, hábito de chupar dedo na infância e ainda ser um sintoma de periodontite. Nesse último caso é preciso aliar a ortodontia e a periodontia para fazer o correto tratamento do quadro do paciente



5- Perda de dentes

Quando um dente é perdido, os outros tentam ocupar o seu espaço de forma desordenada. Assim, pode haver um desalinhamento completo da arcada dentária. Nesse caso pode ser preciso, antes mesmo de fazer o implante ou a colocação de prótese, fazer o tratamento ortodôntico. Apenas depois disso é possível partir para o de implantodontia.  

6- Respiração bucal 

A respiração correta para a saúde é feita pelo nariz. Se em situações normais, quando não se está resfriado, você puxa o ar pela boca, podem ser necessárias correções para o osso da face.  

Pessoas com esse problema podem desencadear má oclusão dentária, cansaço constante, ronco e apneia, alteração da posição da língua, entre tantos outros problemas. 

 7- Dores de cabeça ou pescoço 

Outro sinal muito comum que indica a necessidade de tratamento ortodôntico são as dores de cabeça e na região do pescoço. Nos casos em que o paciente tem dentes tortos a mandíbula e suas articulações fazem um esforço muito maior para a mastigação. Suas consequências são essas dores, devido à sobrecarga. 

Cuidado para a sua saúde 

Já respondemos a sua dúvida: Como saber se preciso usar aparelho? E ainda mostramos como o tratamento ortodôntico deixa o sorriso harmônico e alinhado e ainda melhora a saúde como um todo. Então, ao menor sinal de desconforto ou mudança na posição dos dentes, procure um profissional da odontologia para avaliar o seu caso. 

Compartilhar

OdontoCompany Indaiatuba Centro



Registro da clínica: CRO/SP 16.280
Responsável técnico: Dra. Alana da Silva Marchini
Responsável técnico: CRO/SP 126.370
indaiatuba@odontocompany.com
Telefones: (19) 3329-1602 | (19) 3329-1624
Rua Vinte e Quatro de Maio, 1365 - Centro
Indaiatuba/SP
CEP 13330-060


OdontoCompany Indaiatuba CECAP

Registro da clínica: CRO/SP 30.412
Responsável técnico: Dra. Lisandra de Almeida Giannotti
Responsável técnico: CRO/SP 69.893
indaiatuba-novaindaia@odontocompany.com
Telefones: (19) 3392-6500 | (19) 99135-0452
Av. Francisco de Paula Leite, 1847 - Jd. Nova Indaiá
Indaiatuba/SP
CEP 13344-425

OdontoCompany Itu



Registro da clínica: CRO/SP 13.697
Responsável técnico: Dra. Flávia Nunes Oliveira
Responsável técnico: CRO/SP 104.920
itu@odontocompany.com
Telefones: (11) 2429-1236 | (11) 2429-1237
Rua Marechal Deodoro, 538 - Centro
Itu/SP
CEP 13300-100

OdontoCompany Salto



Registro da clínica: CRO/SP 18.203
Responsável técnico: Dra. Paula Fernanda Esteves Ferreira
Responsável técnico: CRO/SP 110.085
salto@odontocompany.com
Telefones: (11) 2840-3565 | (11) 95216-3869
Rua Doutor Barros Junior, 748 - Centro
Salto/SP
CEP 13320-220

Compartilhe esta página

Share Button