Como usar enxaguante bucal sem prejudicar os dentes?

O enxaguante bucal é um complemento eficaz para a higiene da boca. No entanto, não substitui a escovação ou qualquer outra etapa do processo de higienização. Além disso, é importante ter atenção aos diversos tipos de produtos existentes no mercado para encontrar um adequado para as suas necessidades. Por isso, o ideal é ter a recomendação do dentista para a escolha do produto. Acompanhe o texto e veja como usar enxaguante bucal corretamente para não prejudicar os dentes

Tipos de enxaguante bucal 

O primeiro passo para saber como usar enxaguante bucal da forma correta é conhecer os tipos existentes. Os enxaguantes bucais ajudam a controlar quimicamente a presença de placa bacteriana na boca. Para isso, os produtos contam com substâncias que agem contra essas bactérias, como agentes com ação antimicrobiana e o já conhecido flúor. Cada variação de enxaguante possui outros compostos que complementam essa ação e atendem às necessidades de cada paciente. Alguns deles são: 

Flúor

Os antissépticos compostos majoritariamente por flúor são importantes para pessoas que possuem cárie. Isso porque ajuda tanto a evitar a sensibilidade, quanto para combater a proliferação de bactérias que causam a doença.  

Álcool

O álcool é a substância responsável por diluir os demais compostos para que fiquem em níveis aceitáveis para a função de antisséptico bucal. Entretanto, o composto causa o ressecamento da língua, altera o pH da boca e pode tornar os dentes mais amarelados. Por isso, os enxaguantes bucais com álcool devem ser evitados. 

Sem álcool

Os enxaguantes sem álcool são os mais seguros para a saúde e podem ser usados no dia a dia para combater a placa bacteriana e as demais doenças associadas a ela, como mau hálito e cárie. A diluição é feita com outros compostos, como a água. Por isso, não é prejudicial para a boca

Gluconato de Clorexidina

É indicado para quem tem mau hálito e para cuidados pós-operatórios para se evitar o risco de infecções. Vale destacar que esse tipo de enxaguante bucal deve ser usado por apenas uma semana e sob recomendações de um dentista, já que é forte e pode causar danos aos dentes. 



Passo a passo de como usar enxaguante bucal

Confira abaixo o passo a passo de como usar enxaguante bucal:

1- Confira o rótulo: ao comprar é importante conferir se o enxaguante é indicado para o seu caso. O recomendado é procurar a orientação de um dentista para fazer essa escolha. 

2- Faça o uso do fio dental, escova de dentes com creme dental apropriado e limpador de língua (veja nosso artigo: como limpar a língua corretamente)

3- Depois de fazer a higiene bucal completa, é hora de usar o enxaguante bucal. Pode ser usado duas vezes por dia ou só na escovação noturna. A tampa da embalagem pode ser usada como medida. 

4- Não adicionar água: o bochecho com o produto deve ser feito puro, porque a água pode reduzir a eficácia da substância (faça apenas se for uma prescrição da bula). É necessário fazer o bochecho durante 30 segundos, pelos menos, e depois ele não deve ser enxaguado. 

5- O produto deve ser cuspido após o bochecho. A ingestão de enxaguante bucal é muito prejudicial para o estômago. Por isso, caso seja usado por crianças – e a recomendação é para que essa rotina seja adotada apenas a partir dos seis anos de idade -,  é preciso ter atenção aos pequenos. 

É indicado para quem? 

O enxaguante bucal é recomendado para pessoas com cárie, gengivite ou placa bacteriana. E ainda, pode ser prescrito pelo profissional dentista em caso de pacientes que tenham realizado algum procedimento na boca, já que os enxaguantes evitam inflamações e aceleram a cicatrização.  

Por que é importante saber como usar enxaguante bucal corretamente? 

O uso incorreto do enxaguante bucal pode ocasionar a destruição da flora natural da boca. Isso porque, se usado indiscriminadamente, o produto pode “competir” com a placa bacteriana e acabar com a saúde bucal. Além disso, os que contém álcool podem afetar o paladar ao prejudicar as papilas gustativas. Além de contribuir para a produção de saburra bucal (que gera o mau hálito). 

Pessoas com diabetes precisam ter atenção ao uso de antissépticos bucais. O uso deve ser feito por prescrição médica e apenas uma vez por dia, antes de dormir. Isso porque o uso pode agravar a boca seca, sintoma da doença.  

Agora que já sabe como usar o enxaguante bucal é a hora de procurar um profissional para saber qual é a melhor recomendação para o seu caso. Para agendar um horário com os profissionais da OdontoCompany clique no banner abaixo. 

 

Compartilhar

OdontoCompany Indaiatuba Centro



Registro da clínica: CRO/SP 16.280
Responsável técnico: Dra. Alana da Silva Marchini
Responsável técnico: CRO/SP 126.370
indaiatuba@odontocompany.com
Telefones: (19) 3329-1602 | (19) 3329-1624
Rua Vinte e Quatro de Maio, 1365 - Centro
Indaiatuba/SP
CEP 13330-060


OdontoCompany Indaiatuba CECAP

Registro da clínica: CRO/SP 30.412
Responsável técnico: Dra. Lisandra de Almeida Giannotti
Responsável técnico: CRO/SP 69.893
indaiatuba-novaindaia@odontocompany.com
Telefones: (19) 3392-6500 | (19) 99135-0452
Av. Francisco de Paula Leite, 1847 - Jd. Nova Indaiá
Indaiatuba/SP
CEP 13344-425

OdontoCompany Itu



Registro da clínica: CRO/SP 13.697
Responsável técnico: Dra. Flávia Nunes Oliveira
Responsável técnico: CRO/SP 104.920
itu@odontocompany.com
Telefones: (11) 2429-1236 | (11) 2429-1237
Rua Marechal Deodoro, 538 - Centro
Itu/SP
CEP 13300-100

OdontoCompany Salto



Registro da clínica: CRO/SP 18.203
Responsável técnico: Dra. Paula Fernanda Esteves Ferreira
Responsável técnico: CRO/SP 110.085
salto@odontocompany.com
Telefones: (11) 2840-3565 | (11) 95216-3869
Rua Doutor Barros Junior, 748 - Centro
Salto/SP
CEP 13320-220

Compartilhe esta página

Share Button